Treinos curtos e intensos: as vantagens
20 Abr 2021 - Publicado por GoodDiet
Se antes se assumia que quanto maior a duração do treino, mais eficaz ele era, agora já não é tanto assim. Na verdade o foco passou a ser a intensidade do treino e não somente a sua duração.
O treino HIIT (High Intensity Interval Training) assume-se como o preferido e mais utilizado pelos praticantes de exercício físico. A grande vantagem do ‘HIIT’ é a alteração do metabolismo, isto é, ao praticar este tipo de treino o metabolismo acelera, forçando naturalmente a perda de calorias.
Como o próprio nome indica, é um treino intervalado de alta intensidade, que se baseia em repetições de exercícios intensivos, seguidos por períodos de recuperação. Prevê-se que no tempo estimado de treino (5 a 8 minutos) se atinja uma intensidade entre os 80% e os 95% da frequência cardíaca máxima de cada praticante e na recuperação (que pode ser feita por períodos iguais) 40% a 50%. No total pode durar de 20 a 60 min.
Os principais benefícios do treino de curta duração são:
- Aumento da capacidade aérobia/anaeróbia: o corpo utiliza nutrientes como glicose, gordura e hidratos de carbono para produzir energia para o músculo, aumentando a capacidade aeróbia; além disso, também aumenta a resistência ao ácido lático, contribuindo para o aumento da capacidade anaeróbia;
- Poupar tempo: cada vez dispomos de menos tempo para tudo, assim, com este tipo de treino, a “falta de tempo” deixa de ser desculpa.
- Perda de peso: todos os exercícios libertam glicogénio dos músculos, mas os de alta intensidade fazem-no de forma mais rápida e efetiva, o que faz com que mesmo horas após o treino, o metabolismo continue ativo devido ao impacto que os exercícios têm no corpo, contribuindo assim para a perda de peso.
- Melhora a tensão arterial.
- Ajuda a regular os níveis de colesterol.
- Desenvolve e mantém a massa muscular.
- Pode e deve ser facilmente adaptado à individualidade de cada um.
Como em qualquer situação, apesar de todos os benefícios, nem todos estarão aptos para o fazer. Deve sempre procurar um profissional da área e fazer os devidos testes previamente.