Perda de Peso e Exercício Físico de mãos dadas
19 Jan 2021 - Publicado por GoodDiet
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a Obesidade como Doença Crónica, que pode atingir homens e mulheres de todas as idades e requer estratégias de longa duração para a sua prevenção.
A obesidade representa um enorme impacto na saúde, pois está associada a diversas patologias (diabetes, hipertensão,…) ou alterações no organismo. Para contrariar estes números e, desta forma, melhorarmos o nosso bem-estar e saúde, é importante adequar o peso e a composição corporal.
Para que ocorra perda de peso é importante haver um défice calórico, isto é, o consumo de calorias deve ser menor do que aquelas que gastamos no nosso dia-a-dia. Isto pode acontecer de várias formas, alimentação e/ou exercício físico. Além disso a obesidade é influenciada por fatores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais. Sendo que o tratamento para a perda de peso obriga a esforços continuados e multidisciplinares, onde se devem incluir médicos, profissionais do exercício físico, nutricionistas e psicólogos.
Embora a alimentação saudável pareça ser suficiente para se atingir o objetivo da perda de peso, o exercício físico complementa todo o processo, pois:
- Aumenta o gasto calórico, diminuindo, desta forma, a restrição severa da alimentação;
- Promove o aumento da massa muscular que poderia ficar comprometida apenas com a dieta.
Neste processo complexo podem ainda ser usados suplementos que promovam a perda de peso. Está ao alcance de todos prevenir a obesidade através da adoção de um estilo de vida saudável, da prática de bons hábitos alimentares e da prática de exercício físico.