Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

Nutrição em cada fase da vida da Mulher

Nutrição em cada fase da vida da Mulher

Homens e mulheres apresentam necessidades distintas. Apesar das mulheres apresentarem uma maior esperança média de vida, têm maior propensão para doenças ao longo da vida.

 

As mulheres, nas diversas etapas de vida, têm necessidades nutricionais diferentes e, biologicamente, têm necessidades específicas. Ter uma alimentação saudável é uma forma de cuidar da sua saúde.


Fique a conhecer as necessidades nutricionais em cada fase da vida da mulher:

Até os 30 anos: o metabolismo da mulher, nesta fase, é mais acelerado pelo que há maior facilidade na perda de peso, uma vez que o organismo responde facilmente às mudanças nos hábitos alimentares. Ainda assim não deve descuidar a alimentação nesta fase, incluindo legumes e alimentos ricos em fibra, diminuindo a quantidade de sal e açúcar, podendo cometer um “pecado” de vez em quando.


Gravidez: a partir do 2º trimestre de gravidez a mulher necessita de ingerir mais calorias, para um bom desenvolvimento do bebé, bem como uma boa saúde da mulher. Assim, deve aumentar o consumo de alimentos ricos em:

- ácido fólico (espinafre, feijão branco, frutos secos)

- cálcio (brócolos, leite, iogurte)

- ferro (fígado, carne de vitela, gema de ovo, leguminosas)

- proteína (lacticínios, carne/peixe/ovos, leguminosas, frutos secos)


Amamentação: nem sempre é tarefa fácil a perda de peso após a gravidez, pelo que a amamentação poderá ajudar nesta tarefa, uma vez que o corpo gasta mais calorias. Neste período, o aumento da ingestão de líquidos e uma alimentação equilibrada são fundamentais para a produção de leite materno e uma redução do peso da mulher. Alimentos ricos em fibra (frutas, legumes), proteína (carnes brancas, ovo, lacticínios), vitaminas e minerais e baixo teor de gordura são a estratégia para regular o apetite e diminuir o peso.


Menopausa: o corpo da mulher, nesta fase, tem uma predisposição para aumentar o peso, colesterol, hipertensão, osteoporose, entre outros problemas de saúde, devido à alteração hormonal que está a ser vivida. O metabolismo fica mais lento com o aumentar da idade, pelo que deve haver uma diminuição das calorias ingeridas no dia-a-dia. Para contrariar este aumento, a prática de exercício físico, aumento do consumo de água, bem como uma alimentação saudável, são fundamentais para ajudar na gestão do peso. Além disso, tomar suplementos com vitamina D, Isoflavonas de soja e Ómegas, ajuda a atenuar os sintomas da menopausa, evitando perda mineral óssea.

 

As mulheres são únicas! Hormonas, sistema reprodutivo, metabolismo e composição corporal são alguns dos fatores que as distinguem dos homens e que explicam a necessidade de uma alimentação diferente. Desta forma, aconselhamos todas as mulheres que se preocupam com a saúde, a cuidar da alimentação e principalmente que se sintam bem e felizes!