Lesões no desporto: como prevenir?
21 Jul 2021 - Publicado por GoodDiet
Quem pratica exercício físico procura dar o máximo para atingir os seus objetivos, mas para isso é preciso garantir que o organismo recebe todos os nutrientes que necessita e efetuar os exercícios de forma correta, não esquecendo o descanso no plano de treino.
As lesões são um risco inerente ao próprio exercício físico, mas que podem ser prevenidas. As mais comuns são as lesões ligamentares, onde ocorre o ferimento total ou parcial do ligamento, que une um osso ao outro e estabiliza as articulações correspondentes. Há ainda as lesões esqueléticas, que ocorrem mais ao nível dos membros superiores e inferiores e as lesões tendinosas, onde há inflamação dos tendões.
As lesões relacionadas com o desporto podem acontecer a qualquer pessoa, independentemente da sua experiência ou nível de condição física.
Porém, é possível minimizar o risco de contrair essas lesões. Fique com algumas medidas para ajudar nesse sentido:
1 - Identificar os fatores que poderão incentivar às lesões
São várias as razões que podem levar a contrair uma lesão, por isso é importante perceber quais: se é a intensidade do exercício, postura corporal errada, utilização de máquinas/ aparelhos de forma errada, défice de nutrientes, calçado errado/ outros equipamentos, falta de condicionamento físico, aquecimento insuficiente e falta de alongamento.
2 - Corrigir a alimentação e composição corporal
A alimentação adequada às necessidades desportivas é um dos pontos mais importantes, não só ao nível do desempenho físico e mental, suporte aos treinos intensivos, mas também para a prevenção e recuperação de doenças ou lesões. Por isso, deve-se adequar o plano alimentar ao exercício praticado, ajustar à intensidade dos treinos e aos objectivos de composição corporal.
3 - Complementar a alimentação com suplementos
Apesar de a alimentação saudável, ser na maior parte dos casos, por si só, capaz de colmatar as necessidades nutricionais de um praticante de desporto, dependendo do estilo de vida, pode ser necessário tomar suplementos alimentares para suprir a insuficiência de alguns nutrientes no organismo.
É fundamental adequar os suplementos alimentares ao objetivo pretendido, ao estado de saúde e ao nível de exigência física da atividade praticado.
4 - Hidratação
O exercício físico, principalmente nos desportos de resistência, leva a um aumento substancial da produção de suor, com perdas importantes de água e eletrólitos. Estas perdas têm consequências negativas na saúde e na performance do atleta, que predispõe para a ocorrência de uma lesão muscular:
• Aumento da frequência cardíaca.
• Diminuição do aporte sanguíneo para os músculos.
• Modificação da utilização do glicogénio muscular e a produção de energia.
• Sensação de fadiga precoce.
• Diminuição da contractilidade e elasticidade das fibras musculares.