EXERCÍCIO FÍSICO PREVINE DOENÇAS?
12 Abr 2024 - Publicado por GoodDiet
A prática regular de exercício físico é um investimento valioso na promoção da saúde e na prevenção de diversas doenças.
Nos dias de hoje beneficiamos de inúmeros estudos científicos onde destacam os benefícios significativos que o exercício físico regular pode proporcionar ao corpo e à mente, tornando-a uma ferramenta eficaz para quem quer ter uma vida mais saudável. A relação entre exercício físico e prevenção de doenças é abrangente:
- Obesidade – o exercício físico é um dos fatores importantes na regulação do tempo, sendo mais fácil a manutenção de um peso saudável, reduzindo desta forma a propensão para o risco de obesidade e todas as doenças que podem daí advir.
- Doenças cardiovasculares – a prática de exercício físico melhora a circulação sanguínea, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares como: hipertensão arterial, aterosclerose e ataques cardíacos.
- Diabetes tipo 2 – o exercício físico permite regular um maior controlo dos níveis de glicose no sangue, uma vez que a sensibilidade à insulina é aprimorada, permitindo um maior controlo da doença ou ajudando mesmo na prevenção do seu aparecimento.
- Saúde mental – além de todos os benefícios a nível físico, o exercício físico exerce um impacto muito positivo a nível mental, isto porque há a libertação de endorfinas contribuindo desta forma para o alívio do stress, ansiedade e depressão, promovendo um maior bem-estar.
- Doenças osteoarticulares – o exercício físico desde que seja adaptado a si aporta benefícios, inclusive na saúde osteoarticular, podendo mesmo fortalecer os ossos, reduzir o risco de osteoporose e manter a densidade dos ossos ao longo dos anos.
- Doenças respiratórias – o exercício físico, principalmente aeróbico melhora a capacidade pulmonar, eficiência respiratória, reduzindo desta forma doenças do foro respiratório, tais como: asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva).
- Cancro – existem estudos que demonstram os benefícios do exercício físico em alguns tipos de cancro (mama, colón, …) uma vez que melhoram a regulação de hormonas e promovem um ambiente celular mais saudável.
De um modo geral podemos afirmar que pessoas fisicamente ativas tendem a viver mais, além disso a prática regular de exercício físico está associada a uma menor taxa de mortalidade e uma vida mais saudável na velhice. O exercício físico é saudável sempre e quando seja adaptado às necessidades individuais e às condições de saúde específicas. Antes de iniciar é aconselhável consultar um profissional para garantir que a atividade seja segura e adequada ao seu estado físico. Exercite-se para que possa ter uma vida mais longa e com qualidade de vida!