DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO ALIMENTAR
17 Nov 2022 - Publicado por GoodDiet
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), os países industrializados desperdiçam 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos por ano, o que seria suficiente para alimentar os cerca de 925 milhões de pessoas que passam fome no mundo.
O desperdício alimentar é uma questão grave e que exige atenção de todos, desde a produção ao consumidor. Evitar ou tentar diminuir o desperdício alimentar a cada dia é além de um ato de consciencialização ambiental e de sustentabilidade, uma forma de poupar e cuidar da saúde. Isto porque se usar o máximo de cada alimento entenderá que na própria natureza está o essencial e necessário para viver bem.
É considerado desperdício alimentar as perdas que ocorrem em qualquer uma das fases da cadeia alimentar, seja na produção ou no consumo e, que implicam que os produtos não cumpram o propósito para o qual foram produzidos – consumidos.
O combate ao desperdício alimentar deverá ser uma preocupação de todos, pelo que propomos que comece já, com algumas dicas:
- Comprar apenas aquilo que necessita;
- Organizar a sua despensa e frigorífico;
- Planear as refeições e os produtos que vai usar;
- Evitar fazer compras quando tiver fome ou pressa;
- Congelar excedentes de comida;
- Ser criativo com as sobras;
- Aproveitar os alimentos na íntegra;
- Acondicionar os alimentos corretamente;
- Compreender os vários tipos de validade.
A contribuição para diminuir o desperdício alimentar está nos seus atos, por isso comece por adaptar as suas rotinas e hábitos. Será um benefício não só para a sua carteira, mas também para a sua saúde.
Consciencialize-se deste problema e faça parte da solução!