Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

Dia da asneira: recomenda-se ou não?

Dia da asneira: recomenda-se ou não?

O dia da asneira (ou cheat meal) é um momento em que pode cometer alguns excessos alimentares. Estes dias, normalmente, são utilizados para ajudar a matar saudades dos seus alimentos preferidos, para sair do modo “estou com desejos” e reiniciar o metabolismo, preparando-o para mais uma semana de dieta.

Para quem está de dieta, anseia a chegada deste dia, pois serve de escape ou compensação pelo esforço e rigor ao longo de toda a semana alimentar. Mas será este dia é benéfico para quem está a tentar perder peso? E poderá comer tudo o que lhe apetece?

Quando se inicia uma dieta de perda de peso, há momentos em que é difícil manter a motivação, pelo que, definir pequenos objetivos é indispensável para que chegue ao final, obtenha o resultado e este se mantenha ao longo do tempo. Assim, o “dia da asneira” pode ser uma mais-valia para algumas pessoas, mas um erro para outros.

Veja os prós e contras do “dia da asneira” e verifique e pese se valerá apena pô-lo em prática.

 

Prós:

- Socialização: muitas vezes os nossos pares, familiares ou amigos não compreendem o ponto de vista de estar a fazer uma alimentação mais saudável, questionando constantemente se está a fazer dieta e colocando esta em causa. Desta forma, se se permitir a uma refeição ou “dia da asneira” poderá aproveitar para comer o mesmo e evitar todos esses comentários indesejados que podem levar a que desista da dieta;

- Motivação: uma refeição com os seus alimentos favoritos, ou com alimentos que lhe foram retirados no plano alimentar, seja ele doce ou salgado, pode servir de mimo ou compensação por todo o esforço obtido, podendo mesmo levar a um extra de motivação para conseguir continuar a sua caminhada na dieta de perda de peso.

 

Contras:

- Excesso de calorias: neste dia, se optar por mais do que uma refeição livre, isto é, comer tudo a que tem direito (alimentos com gorduras e/ou açúcares) sem restrição, levará a um aumento de peso, podendo mesmo chegar a anular o esforço da restrição de calorias que fez ao longo da semana.

Não se iluda, é fácil atingir um valor de calorias elevado numa refeição, quanto mais num dia “livre”. Seja modesto se quiser fazer uma exceção, optando apenas por um pequeno “miminho alimentar” que não comprometa a dieta.

- Desequilíbrio alimentar: antes de pensar em fazer o dia da asneira é necessário ter em atenção que poderão existir outras exceções nessa semana ou nesse mês… Algumas até pode estar a contar, como festas de aniversário, natal, entre outros, mas também podem surgir convites inesperados para jantares de amigos ou família.

Desta forma, poderá desequilibrar a sua alimentação, uma vez que pode já ter tido a sua “cheat meal” que, juntando a uma das situações anteriores, podem tornar-se em vários “dias da asneira” e não apenas num, comprometendo o seu objetivo.

- Indisciplina: para algumas pessoas o facto de sair uma vez da rotina alimentar serve de desculpa para errar mais do que uma vez, podendo ser mais difícil o regresso ao plano alimentar saudável que mantinha até então, colocando em causa toda a dieta por causa um deslize;

- Transtornos alimentares: os excessos cometidos no dia da asneira, em algumas pessoas, pode mais tarde, levar a sentimentos de culpa, passando de uma compulsão alimentar a episódios de bulimia e hiperfagia, podendo aqui colocar em causa a saúde física e mental no processo de perda de peso.

 

Olhando aos prós e contras, verifique o que será mais vantajoso para si. Ainda assim, o equilíbrio alimentar é a base para o sucesso, isto é, não se submeta a uma restrição severa que depois não consiga manter a longo prazo, caindo nestas tentações.

Se necessitar peça ajuda à sua nutricionista, pois ela saberá como compensar a sua dieta com estas exceções programadas ou não, podendo indicar quais as melhores exceções sem comprometer o objetivo final que traçou.