Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

Alongamentos no treino, tudo o que deve saber

Alongamentos no treino, tudo o que deve saber

Os alongamentos são exercícios fundamentais que devem integrar todos os tipos de treino. Deverão ser feitos consoante o tipo de atividade que pretendemos realizar e de acordo com os nossos objetivos.

 

De uma forma geral, os alongamentos servem para diminuir a tonicidade do músculo e a tensão, bem como evitar o estímulo neuromuscular e aumentar a sensação de bem-estar e relaxamento.

Mas afinal… quais os alongamentos que devemos fazer? Em que altura do treino? Que tipo de alongamentos?

 

Deverão existir alongamentos diferentes no início e no final de uma sessão de treino.

ALONGAMENTOS DINÂMICOS

Na fase de aquecimento devemos optar por exercícios de alongamento dinâmicos. Os alongamentos dinâmicos preparam o corpo, de uma forma gradual, para o exercício físico mais vigoroso, aumentam a circulação sanguínea e a frequência cardíaca, ativam o sistema nervoso, disponibilizam o organismo para maiores amplitudes articulares e melhoram a força muscular.   

ALONGAMENTOS ESTÁTICOS

Os alongamentos estáticos devem integrar a fase final do treino. Estes promovem o relaxamento muscular, diminuindo a ativação do sistema nervoso e desenvolvendo uma sensação de calma e bem-estar. Minimizam ainda o risco de encurtamento do músculo-tendão associados, evitando ou diminuindo posteriormente as dores musculares.

 

Assim, os alongamentos devem ser feitos antes e após o treino, pois músculos encurtados e tensos limitam a amplitude dos movimentos, afetam a postura e, em certos casos, pode mesmo gerar desconfortos físicos.

A intensidade dos alongamentos varia consoante a idade ou condição física. Uma pessoa sedentária deverá começar com exercícios mais leves e mantendo numa posição estática por períodos mais curtos de tempo (de preferência não ultrapassar os 30 segundos). Indivíduos mais experientes, poderão realizá-los com mais intensidade, insistindo até aproximadamente 60 segundos.

O alongamento é uma atividade simples de ser realizada, pode ser feito em qualquer lugar (ginásio, espaços livre, domicílio e etc…). Se nunca fez alongamentos, numa fase inicial, deverá estar acompanhada por um profissional qualificado.