Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

Alimentos Funcionais: o que são e para que servem?

Alimentos Funcionais: o que são e para que servem?

Os alimentos funcionais são alimentos que promovem alguma função benéfica para a saúde, tal como o nome indica. Assim, para podermos considerar um alimento de “funcional”, não basta que contribuam para nutrir o corpo, é também necessário que produzam efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos no tratamento de algumas doenças ou mesmo na sua prevenção.


Além dos alimentos funcionais, hoje em dia, alguns alimentos convencionais já são enriquecidos com determinados nutrientes ou compostos que lhe conferem a designação de “alimentos funcionais”. São exemplo os iogurtes enriquecidos com esteróis vegetais.

Não sabe que alimentos são considerados funcionais? Fique a conhecer algumas opções e o seu benefício na saúde. Desta forma, poderá aumentar o seu consumo, de acordo com os objetivos que pretende:

- Gengibre: é um alimento antioxidante que combate os radicais livres e contribui para retardar o envelhecimento. Este alimento possui ainda propriedades que aumentam o metabolismo, podendo, deste modo, diminuir a gordura total e mesmo a abdominal;

- Alho e cebola: alimentos com alilsulfetos, compostos eficientes na redução da pressão arterial e estímulo do sistema imunitário.

- Peixes gordos (sardinha, salmão, cavala), frutos secos (nozes) ou sementes: alimentos ricos em ómegas, possuem uma ação anti-inflamatória, ajudando ao nível do sistema cardiovascular e diminuição do colesterol LDL (“mau colesterol”).

- Frutos vermelhos (mirtilos, amoras): ricos em catequinas, estes alimentos melhoram o sistema imunitário ao diminuírem a ação dos radicais livres e degradação celular. Contribuem, ainda,  para a regulação dos níveis de colesterol.

- Iogurte e Kefir: alimentos ricos em probióticos, “bactérias boas” que melhoram o funcionamento intestinal.

- Abacate: rico em glutationa e ácido oleico que promove a redução do colesterol sanguíneo, modula a produção e libertação de cortisol (hormona do stress) e contribui para a desintoxicação hepática.

- Legumes de folha verde: alimentos ricos em luteína, evitam a degeneração muscular e envelhecimento precoce.

- Pimenta Caiena: o aroma picante desencadeia a produção de endorfina, uma hormona que provoca bem-estar. Além disso, ajuda na vasodilatação, melhorando a circulação sanguínea, e aumenta o gasto de energia pelo organismo, ajudando na perda de peso;


Estes são apenas alguns exemplos de alimentos funcionais. Para conseguir obter o real beneficio dos mesmos, além de ter de fazer um consumo regular, é importante juntar outros hábitos alimentares saudáveis e de estilo de vida.

Como cada caso é um caso, deve ter em conta uma alimentação equilibrada e variada e não só o uso destes alimentos funcionais. Além disso, como qualquer alimento, deve comê-los com moderação. 

A Good Diet pode ajudar com um plano de nutrição adequado a si. Procure uma nutricionista do nosso serviço de Nutrição.